Com referência ao artigo publicado no “Expresso” de 25/06/2021, página 18, a Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente sente necessidade de esclarecer alguns aspectos nele referidos:

A Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente não está inscrita na Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e, por isso, os seus Voluntários não fazem parte dos 6000 referidos no artigo aqui em assunto.

É intenção desta Liga proceder, de imediato, à sua inscrição na Federação Nacional de Voluntariado em Saúde.

Em 16 de Março de 2020, sentimos necessidade de salvaguardar a saúde das nossas Voluntárias e Voluntários, bem como dos nossos Doentes “não Covid” pelo que, foi entendido, com a concordância do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, interromper o Voluntariado por tempo indeterminado.

O Voluntariado poderia trazer ou levar contágio no desenvolvimento da sua atividade.

Nunca perdemos o contacto com as Voluntárias e Voluntários porque necessário se tornava que não se quebrasse o elo de ligação entre a Liga e o seu Voluntariado.

Nunca parámos. Não ao nível do contacto direto com o Doente, mas, sim, no apoio ao combate que o nosso Centro Hospitalar travava na luta contra o Covid19.

A Liga, através dos seus Corpos Sociais e dos seus colaboradores, nunca cruzou os braços. Desenvolveu um trabalho imenso, mais próprio de profissionais contratados do que de simples voluntários. Mas valeu a pena!

A Liga colaborou na angariação de apoios de vária natureza, adquirindo ventiladores, monitores e pendentes, camas articuladas, cadeiras de rodas e outros equipamentos vários.

Apoiou doentes carenciados na compra de medicação, artigos ortopédicos, empréstimo de camas articuladas, cadeiras de rodas e outros.

Adquiriu para os serviços termómetros de infra vermelhos, máscaras, luvas e outros artigos.

Colaborou e está a colaborar, a nível nacional, na distribuição de medicamentos para casa do Doente ou para a farmácia de proximidade, evitando-se, assim, infeções resultantes da deslocação do Doente à farmácia do Hospital.

Colaborou na aquisição de duas viaturas para apoio domiciliário ao Doente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Em 1 de Junho do corrente ano com os nossos Voluntários menos jovens já vacinados e com a concordância dos Órgãos de gestão do Centro Hospitalar, ouvidas as valências profissionais, foi-nos permitido voltar ao Voluntariado presencial que já está implementado novamente.

Continuamos assim a prestar todo o apoio e carinho ao Doente, nossa tarefa primordial e permanente na humanização do Hospital.

Ser resiliente, saber reinventar respostas, estar lá e dar o que se pode, tem sido o lema da nossa Liga dos Amigos do Hospital de Pulido Valente.

 

Maria Jorge Nogueira da Rocha

A Voluntária carinhosa

O Voluntário incansável